Missão

Ressignificar a carreira do professor!

Educação básica

Cenário brasileiro

Estamos em um processo contínuo de progressão que foi potencializado com o surgimento da tecnologia da informação. Sob as condições atuais das escolas brasileiras é notório a demanda por uma educação mais prospectiva do que retrospectiva para acompanhar o desenvolvimento da sociedade e da forma de acesso ao conhecimento.

Portanto, as instituições de ensino têm a responsabilidade de desenvolver em seus estudantes competências requeridas no século XXI focando na preparação para a vida adulta, para o mercado de trabalho e para lidar com os desafios e problemas complexos que permeiam a jornada profissional. Por isso, é preciso preocupar-se em adotar abordagens educacionais que desenvolvam nos estudantes competências como criatividade, pensamento crítico, colaboração e capacidade de inovar.

Os próximos líderes precisam ser capazes de escolher alternativas diante de diferentes cenários e que estejam aptos a resolver diferentes questões do dia a dia. O profissional do futuro não será aquele que sabe mais ou que “armazena” mais informações pois memorizou aquele conteúdo, mas sim aquele que saiba lidar com resoluções de problemas usando criatividade e inovação.

Objetiva-se, então, que os professores sejam capazes de escolher alternativas de ensino diante de diferentes contextos escolares para que o aprendizado desenvolvido junto com o aluno seja aplicado através de uma aula inovadora.

Metodologias Ativas de Aprendizagem

Inovação na educação

Nas metodologias ativas o aluno assume de fato o papel de protagonista: passa a ser autônomo e assume as responsabilidade pelas decisões que envolvem sua aprendizagem. Além disso, é estimulado a experimentar, explorar e cocriar.

É uma metodologia que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem e com papel ativo na construção e criação de conhecimentos, em vez de deixá-los ocupar um papel passivo nas salas de aula tradicionais, enfileirados e olhando para a frente, aguardando a transmissão de conteúdo feita por um professor.

Assim, aprendizagem se dá por meio de situações reais, que permitem aos estudantes articular a teoria aprendida nas escolas com a prática que irão encontrar em sua vida social ou no mercado de trabalho.

Extraclass

Metodologia

A metodologia da Extraclass é adequada para a formação de professores porque propõe a solução de problemas do cotidiano escolar a partir da prática de empatia, a qual coloca as pessoas envolvidas no centro do processo e dentro do contexto em que ocorre a situação desafiadora.

Com base no construtivismo e nos trabalhos de autores como John Dewey, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Seymour Papert e Paulo Freire o nosso papel é preparar os professores para o futuro da educação através de novas abordagens e novas ferramentas de ensino. Dessa forma visamos o desenvolvimento de uma nova geração de educadores inovadores e de criadores de valores que aprende a aprender junto com o estudante.

Nossos pilares



Ouvir

O objetivo é fazer com que o professor ouça e entenda as expectativas, os desejos e as necessidades de seus alunos a partir de observações, experiências vivenciadas, conversas e pesquisas.



Criar

O intuito é sintetizar e interpretar as informações coletadas pelos professores para chegar ao problema e a partir dele desenvolver um plano de a aula inovador.



Entregar

Os planos de aula são colocados em prática e têm seu impacto monitorado avaliando o que funcionou, o que pode ser aperfeiçoado e a apresentação de novas ideias em um plano de aprendizagem.

Não é apenas um curso teórico, daqueles que dizem como as pessoas deveriam fazer, mas um curso que articula teoria e prática apontando passo a passo para que os professores tenham maior facilidade em se apropriar das ferramentas e adotar em suas aulas. Sabemos que o conhecimento deriva da própria experiência humana e é preciso pensar agindo e experimentando.

Etapas das capacitações:

1. Compreender os próprios alunos

2. Embasamento teórico da ferramenta ou abordagem

3. Prototipação do plano de aula

4. Apresentação e implementação da aula inovadora

Inovação proposta pela Extraclass

A inovação diz respeito tanto ao processo quanto ao resultado de ações que introduzem novos elementos em determinado contexto a fim de inovar o modelo atual de educação, gerando assim o processo de novas aprendizagens.



Idealizadora do projeto

Carolina Fonseca

Carolina Fonseca é fundadora e CEO da Extraclass, a maior comunidade de professores inovadores do Brasil e mentora executiva de empresas da área da educação além de ser mentora de projetos educacionais em um dos maiores colégios de ensino básico voltados para a aprendizagem em tecnologia na cidade de São Paulo. Atua como professora da Educação Básica lecionando Ciências, Biologia e Projetos há mais de 5 anos e trabalha com a preparação de professores para o futuro da educação onde acredita que dois elementos são pilares para a educação contemporânea: o respeito com os professores e um olhar inovador sobre metodologias de aprendizagem. Sua crença é em uma educação mais humana, significativa e melhor para todos.

Parceiros

Vera Souza

Vera Souza

Estagiária em pedagogia

Estudante de Pedagogia

Letícia Araújo

Letícia Araújo

Desafio Professor Inovador

Fundadora e CEO da TreinarMais

Mariana Cardozo

Mariana Cardozo

Revisora textual e advogada

Advogada e mestranda em Ciências Sociais na UFJF

Gabriel Cantu

Gabriel Cantu

Educação Financeira

Formado em Administração de Empresas pela FGV-SP e possui a certificação CFA®

Apoiadores

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