CURSO ONLINE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA ENSINO REMOTO

Conheça soluções para aulas online
utilizando ferramentas gratuitas ou
de baixo investimento.

Telegram para professores: Crie plantões tira dúvidas e debates gratuitos e organizados com seus alunos no EaD

Telegram para professores: Crie plantões tira dúvidas e debates gratuitos e organizados com seus alunos no EaD

Como me comunicar com meus alunos se a escola não tem plataforma EaD?

A escola que você trabalha adotou o modelo de ensino EaD mas não usam nenhuma plataforma para disponibilizar os materiais para os alunos?

Whatsapp e Telegram

O WhatsApp e o Telegram são aplicativos de mensagens instantâneas e chamadas de voz para celulares que possuem acesso à internet mas que também funciona pelo computador. Além de mensagens de texto, você pode enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações gratuitas por vídeo se tiver conexão com a internet.

A principal diferença entre os dois aplicativos é a maneira como as mensagens são salvas. No Telegram, elas ficam nos servidores da empresa. Já no WhatsApp, as mensagens antigas ficam salvas no seu celular ocupando a memória interna dele. Quem nunca teve o celular travado por memória cheia? No Telegram isso não acontece.

Além disso, no Telegram ninguém vê o número telefônico de ninguém, isso te dá mais privacidade. Já imaginou seus alunos te passando trote dia e noite? Pode acontecer caso descubram seu número.

Percebeu então que o Telegram é melhor para nosso objetivo pedagógico? Então vou te ensinar como usar ele a favor da sua aula.

O que você pode fazer através dele?

• Cumprir seu planejamento pedagógico. Disponibilize suas videoaulas, atividades e leituras complementares no grupo de cada turma.
• Realizar debates e plantões tira dúvidas com os alunos em um chat atrelado ao grupo.
• Aplicação de enquetes que auxiliarão a avaliação da aprendizagem.
• Dar aula por áudio, apenas com sua voz sem a sua imagem e o aluno pode ouvir e continuar mexendo no celular.
• Colocar links de sites nas palavras que você digitar para direcionar o aluno para uma leitura complementar.
• Pode personalizar o texto assim como no Word colocando palavras em itálico, negrito, sublinhado, tudo para chamar a atenção dos alunos nas partes mais importantes.
• Programar as postagens para que o conteúdo seja enviado para você no dia e horário que você quiser, te dando maior liberdade no dia a dia.
• Criar um link exclusivo para cada turma e envie para os alunos entrarem no grupo.

Você consegue configurar o grupo para que apenas você mande as mensagens mantendo assim uma certa organização e medie com estratégia suas aulas.

A minha dica é que agende horários fixos semanais para o debate e para os plantões tira dúvidas, e nesses dois momentos você libera para que os alunos enviem mensagens. Ao término você fecha o grupo novamente.

Quer aprender a usar o Telegram para disponibilizar seus conteúdos, mediar debates e oferecer plantões tira dúvida? Siga meu passo a passo a seguir :

1. Baixe o aplicativo no seu celular
Todos os alunos também precisam baixar o Telegram e a escola te fornecer a lista com os números celulares de cada um deles.

2. Crie o canal
Esse canal servirá para você apenas enviar os materiais da sua aula como vídeos, arquivos, links, textos, atividades, orientações e recados como abrir e fechar um debate ou plantão.
Então vamos lá! Personalize com o nome da escola e a turma, coloque uma foto e a descrição.
Selecione público e nomeie de uma forma a caracterizar a turma.
Adicione os alunos.

3. Crie o chat
Já o chat servirá para você mediar debates relacionados com o tema da sua disciplina e tirar as dúvidas dos seus alunos através de plantões com hora marcada com a turma.
Para criar, vai em editar (3 bolinhas no canto superior direito da tela), clica em conversa, criar grupo. E automaticamente o canal da turma está vinculado àquele chat.
Você pode abrir e fechar o chat. Vai no chat, editar, permissões e fechar, assim os alunos não conseguem mandar mensagem.
Na hora que for abrir o plantão tira dúvidas ou um debate avise no canal da turma, vá em permissões no chat e libere para que enviem mensagens. Ao final bloqueie novamente.

4. Crie uma pasta para cada escola que leciona
Caso você dê aula em mais de uma escola o melhor é criar uma pasta para cada uma e nela você coloca as turmas para não confundir com as outras escolas.
Na tela principal do Telegram, clique nos 3 riscos na parte superior esquerda. Depois em configurações, Pastas, Criar Nova Pasta, dê o nome da escola e inclua os chats e canais daquela escola.


Curso Online Ferramentas digitais para ensino remoto

Conheça soluções para aulas online utilizando ferramentas gratuitas ou de baixo investimento.


Conhecer curso





Aprenda no vídeo

Tutorial

Baixe o Telegram em seu celular e computador e inove em suas aulas!

SITE TELEGRAM

Digite abaixo seu e-mail para receber mais conteúdos como este:

Carolina Fonseca, fundadora e CEO da Extraclass, a maior comunidade de professores inovadores do Brasil

2017. Todos os direitos reservados. Extraclass.